DECLARAÇÃO À NAÇÃO

"Jormalismo", música, artes em geral, crítica cotidiana, política, esportes, talvez nessa ordem de prioridades. Algo sintético, breve, objetivo, mas sem restrições. Sejam bem-vindos, e aproveitem para comunicar-se livremente.

Mais do mesmo assunto no primeiro post deste blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MELHORES DISCOS DE 2009 - PARTE 2

Continuando a saga dos melhores discos em várias categorias seguimos com:

 

MELHOR COLETÂNEA



DARK WAS THE NIGHT – Lançado originalmente no fim de 2008, reuniu artistas americanos de berço, origem ou passagem, sendo mais um esforço da organização Red Hot para lembrar através da música do alastramento e da dor causada pela AIDS, e pode-se dizer que este é o melhor lançamento da série. Mesmo tendo artistas veteranos e novatos, e músicas de tons e estilos ligeiramente diversos, não há música que possa ser descartada. Destaques para a primeira aparição da dupla Jónsi & Alex como Riceboy Sleeps (“Happiness”), numa canção ambient pungente; a interpretação soberba do My Brightest Diamond para standard eternizado por Nina Simone (“Feeling Good”); e o folk de Conor Oberst com Gillian Welch (“Lua”) e Feist com Ben Gibbard (“Train Song”), entre outros.


 MELHOR DISCO POP 




JACK PEÑATE – Everything is New – Mesmo sendo mais um entre as centenas que participam de “reality shows” musicais e depois encaram a realidade dura da vida, não teve dúvida em mudar de rumo depois de um primeiro disco insosso. Seu produtor fez por ele uma transformação quase à la Amy Winehouse, com muito groove, sotaque britânico bem evidente, músicas fortes e descaradamente pop. Uma bela surpresa. Ouvir com atenção “Tonight´s the Night”, “Everything´s New” e “Be the One”


 Mais: Álbum "Everything is New"


MELHOR DISCO AO VIVO






LEONARD COHEN – Live in London – Este canadense teve o dom de transformar o espaço impessoal do O2 Arena num local aconchegante e cheio de emoção e energia, do alto de seus 75 anos. Um espetáculo ruidoso e marcante. Destaque para “If It Be Your Will”, declamada por ele e depois cantada por seu coro feminino.


MELHOR BANDA NOVA





THE XX – XX – Da tradição de duplas de ambos os gêneros, esse britânicos tiraram o gosto pelo embate entre suas visões e expectativas, mas de uma forma muito mais sofisticada e até inesperada para um grupo tão novo, recém chegado aos 20 anos. Destaques para “Islands”; “Shelter”, uma música que expressa insatisfação de forma mais direta que qualquer grito emo/hardcore atual; “Basic Space” e “Night Time”


Mais: Álbum "xx"


Outros destaques: FANFARLO – Reservoir (uma bela tentativa de fazer uma música envolvente); THE PAINS OF BEING PURE AT HEART (quase uma enciclopédia de sons britânicos dos anos 80, mesmo sendo americanos); JÓNSI & ALEX – Riceboy Sleeps (ambient music para as novas gerações)



Logo, revelaremos quem de todos esses artistas foi escolhido o MELHOR DO ANO 2009.
Mas antes, será feita uma enquete em que serão escolhidos alguns dos artistas destacados neste e no post anterior para que votem naqueles que consideram os melhores. Pouco depois será divulgado o felizardo. Quem será ele?



Nenhum comentário:

Postar um comentário