DECLARAÇÃO À NAÇÃO

"Jormalismo", música, artes em geral, crítica cotidiana, política, esportes, talvez nessa ordem de prioridades. Algo sintético, breve, objetivo, mas sem restrições. Sejam bem-vindos, e aproveitem para comunicar-se livremente.

Mais do mesmo assunto no primeiro post deste blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MELHOR FILME DE 2009 – O VENCEDOR


Aqui houve polêmica: o público escolheu ABRAÇOS PARTIDOS, belo filme de Pedro Almodóvar, mas a crítica daqui escolheu outro.

Assim, o melhor de todos é.......




ENTRE OS MUROS DA ESCOLA – Dir: Laurent Cantet (FRANÇA) – Um filme que se propõe a ser não apenas “reprodução da realidade”, mas experimentação das várias possibilidades abertas pelo ser humano dentro de uma de suas instituições universalmente consagradas. Por mais que os envolvidos sejam os mesmos da obra original publicada em livro, com o professor-escritor liderando uma sala de aula multi-étnica na periferia de Paris, uma experiência nunca é igual á outra, não importa o número de repetições. Assim como cada opinião emitida pelo filme e através dele não vai ser de forma alguma igual á anterior. Essas opiniões devem apenas achar um meio de convergirem num bem comum a todos á sua volta. Sempre haverá aqueles que pensam ter encontrado essa resposta; outros não, como o próprio professor, mas continuarão buscando-a, enquanto outros desistem, ás vezes porque são forçados a tal. E assim o final mostra-se como uma oportunidade para um recomeço, mesmo que incerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário